A Força do Um

A Força do Um

25 de setembro de 2019 1 Por Carolina Oliveira

O jornalista André Trigueiro realizou, nesta segunda-feira, uma palestra-debate sobre o seu sétimo livro, “A Força do Um”, no Antigo Palácio da Justiça, no Centro do Rio de Janeiro. Entretanto, o lançamento oficial aconteceu durante a Bienal do Rio, no Pavilhão Verde. André realizou uma conversação durante o evento sobre os assuntos tratados em sua nova autoria.

“A Força do Um” conta com 31 textos inspirados em assuntos abordados em reportagens, podcasts e artigos realizados pelo jornalista. O autor busca despertar reflexões transformadoras em quem lê a obra. Em meio ao setembro amarelo, André uso o seu estudo sobre o suicídio como base para tratar de pontos como depressão e ansiedade em sua nova produção. “As pessoas estranham: mas você fala de Meio Ambiente ou de Suicídio? Respondo que está tudo no pacote da vida, estamos falando de qualidade de vida, de saúde, longevidade, o suicídio é um problema ambiental”, conclui ele. 

Os livros vendidos durante a palestra no Antigo Palácio da Justiça tiveram a renda destinada ao Centro de Valorização da Vida (CVV), uma associação sem fins lucrativos que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e de prevenção ao suicídio. 

O dinheiro arrecadado com os direitos autorais do livro será destinado para a ONG Fraternidade sem Fronteira, que atua em centros de acolhimento na África Subsaariana. Ela auxilia ainda na perfuração de poços artesianos em aldeias africanas, possibilitando a chegada da água para o cultivo de alimentos. No Brasil, a organização promove projetos sociais por diferentes causas: apoio ao tratamento de crianças com microcefalia, incentivo ao ensino de música para jovens da periferia e ajuda a clínicas dedicadas ao tratamento de dependentes químicos. 

Reportagem: Ana Júlia Oliveira, Carolina Oliveira, Pedro Cardoso