Mês de conscientização do câncer de mama tem ações preventivas no Rio de Janeiro

Como parte da mobilização da campanha Outubro Rosa, a clínica popular Dr. Aqui está realizando exames para as mulheres que passarem pela estação de BRT Alvorada, de 8h às 18h, até amanhã. A ação se iniciou no dia 17, e os serviços custam entre R$6 e R$80. Além da realização de exames preventivos, também serão medidas taxas de glicemia e pressão.

 

Vera Lúcia Amaral, de 69 anos e voluntária da Associação Brasileira de Apoio a Pacientes com Câncer (Abrapac), destaca a relevância desses exames. Há 11 anos, ela descobriu o câncer de mama. “Minha descoberta foi quase espiritual, eu nunca tinha feito uma mamografia, quando fiz, vi que estava com câncer. Se você faz todo ano e de repente descobre alguma coisa, pelo menos, sabe que é recente”, contou Amaral. Ela conta que a Abrapac foi uma das maneiras que ela procurou de se curar. Hoje, ela faz terapia com artesanato por lá. “A gente tem que buscar o melhor para si. Não pode ficar em casa encolhido, chorando”, sugeriu a voluntária.

 

A campanha Outubro Rosa surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, como medida de prevenção e conscientização do câncer de mama. Esse tipo de câncer é  o segundo mais comum não só entre as mulheres brasileiras, como do mundo todo. Somente nesse ano, no Brasil, mais de 50 mil casos foram diagnosticados, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

 

A cor rosa se tornou símbolo da campanha e nesse ano, na cidade do Rio de Janeiro, alguns pontos turísticos e instituições, como Cristo, o Copacabana Palace e o Sesc Flamengo, estão iluminados com tons rosados, à noite. Fora isso, algumas marcas, como o Duca Brownie, mudaram a cor das embalagens em apoio à campanha.

 

A marca de brownie Duca Brownie se mobilizou com a campanha Outubro Rosa e mudou a cor da sua embalagem. / Foto:  Raquel Pacca
A marca de brownie Duca Brownie se mobilizou com a campanha Outubro Rosa e mudou a cor da sua embalagem. / Foto: Raquel Pacca
O Sesc Flamengo, durante a noite, fica com iluminação rosada em apoio ao Outubro Rosa / Foto: Raquel Pacca
O Sesc Flamengo, durante a noite, fica com iluminação rosada em apoio ao Outubro Rosa / Foto: Raquel Pacca

 

O INCA criou um teste para que as pessoas pudessem ter uma noção do quanto estão informadas sobre a doença. Ao final de cada pergunta, a resposta certa aparece junto com outras informações relevantes e dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *