Mês de conscientização do câncer de mama tem ações preventivas no Rio de Janeiro

Mês de conscientização do câncer de mama tem ações preventivas no Rio de Janeiro

20 de outubro de 2016 0 Por portal

Como parte da mobilização da campanha Outubro Rosa, a clínica popular Dr. Aqui está realizando exames para as mulheres que passarem pela estação de BRT Alvorada, de 8h às 18h, até amanhã. A ação se iniciou no dia 17, e os serviços custam entre R$6 e R$80. Além da realização de exames preventivos, também serão medidas taxas de glicemia e pressão.

 

Vera Lúcia Amaral, de 69 anos e voluntária da Associação Brasileira de Apoio a Pacientes com Câncer (Abrapac), destaca a relevância desses exames. Há 11 anos, ela descobriu o câncer de mama. “Minha descoberta foi quase espiritual, eu nunca tinha feito uma mamografia, quando fiz, vi que estava com câncer. Se você faz todo ano e de repente descobre alguma coisa, pelo menos, sabe que é recente”, contou Amaral. Ela conta que a Abrapac foi uma das maneiras que ela procurou de se curar. Hoje, ela faz terapia com artesanato por lá. “A gente tem que buscar o melhor para si. Não pode ficar em casa encolhido, chorando”, sugeriu a voluntária.

 

A campanha Outubro Rosa surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, como medida de prevenção e conscientização do câncer de mama. Esse tipo de câncer é  o segundo mais comum não só entre as mulheres brasileiras, como do mundo todo. Somente nesse ano, no Brasil, mais de 50 mil casos foram diagnosticados, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

 

A cor rosa se tornou símbolo da campanha e nesse ano, na cidade do Rio de Janeiro, alguns pontos turísticos e instituições, como Cristo, o Copacabana Palace e o Sesc Flamengo, estão iluminados com tons rosados, à noite. Fora isso, algumas marcas, como o Duca Brownie, mudaram a cor das embalagens em apoio à campanha.

 

A marca de brownie Duca Brownie se mobilizou com a campanha Outubro Rosa e mudou a cor da sua embalagem. / Foto:  Raquel Pacca

A marca de brownie Duca Brownie se mobilizou com a campanha Outubro Rosa e mudou a cor da sua embalagem. / Foto: Raquel Pacca

O Sesc Flamengo, durante a noite, fica com iluminação rosada em apoio ao Outubro Rosa / Foto: Raquel Pacca

O Sesc Flamengo, durante a noite, fica com iluminação rosada em apoio ao Outubro Rosa / Foto: Raquel Pacca

 

O INCA criou um teste para que as pessoas pudessem ter uma noção do quanto estão informadas sobre a doença. Ao final de cada pergunta, a resposta certa aparece junto com outras informações relevantes e dicas.